Muitas pessoas sofrem com o nariz entupido, cientificamente chamada de obstrução nasal, e infelizmente aprendem a aceitar e conviver com isso mesmo afetando negativamente sua qualidade de vida.
Muitas vezes você pode acordar cansado sem entender porque, ter sinusites com dificuldade de tratamento, dores de cabeça frequente, não conseguir sentir o cheiro das coisas, e não entender o que está acontecendo com você. Importante entender que todas essas queixas podem ter como causa o nariz entupido (obstrução nasal).
É a diminuição da quantidade de ar que consegue passar pelas fossas nasais (buraquinhos do nosso nariz) durante a inspiração.
Nosso nariz pode entupir de um lado apenas ou dos dois ao mesmo tempo, pode fechar completamente ou parcialmente, ou passar todo o tempo entupido ou apenas por alguns momentos. Tudo vai depender da causa.
A causa mais comum são os processos inflamatórios da parte interna do nariz, conhecida como mucosa nasal (infecções virais e bacterianas – gripes e sinusites), irritação por produtos químicos ou processos alérgicos. São causas normalmente temporárias que melhoram com a retirada do fator causador e o tratamento adequado.
Muitas outras causas podem estar relacionadas a obstrução nasal como: malformações e tumores, desvio de septo e a hipertrofia adenoideana (carne esponjosa).
As malformações são mais raras e a pessoa apresenta dificuldade respiratória desde o nascimento.
Os tumores nasais benignos ou malignos são ainda mais raros. Normalmente tem história lenta e progressiva, unilateral e podendo apresentar sangramento nasal. É mais frequente em tabagistas.
O desvio de septo ocorre quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta. Ele é um frequente causador de nariz entupido, sendo a obstrução de apenas um dos lados e constante na maioria das vezes.
O diagnóstico é feito pelo médico otorrinolaringologista, através do exame clínico e exames complementares como tomografia e nasofibroscopia.
Após o médico especialista fazer o diagnóstico, a depender da gravidade do seu caso, ele vai indicar o tratamento que pode ser cirúrgico.
A hipertrofia adenoideana (carne esponjosa) é o aumento da adenoide que esta localizada no fundo do nariz ( rinofaringe). É mais comum na infância, mas pode perdurar na idade adulta, e a depender do tamanho, pode impedir a passagem de ar pelo nariz.
O diagnostico é feito pelo exame de nasofibrolaringoscopia ou Raio X de cavum.
O tratamento pode ser cirúrgico a depender do tamanho e dos sintomas da criança.
É muito importante que tenhamos uma boa respiração nasal, pois o nariz é responsável por aquecer, umidificar e filtrar o ar que respiramos.
A má respiração pode causar roncos, atrapalhar seu sono, causar apneia, prejudicar seu rendimento diário, sua atenção e concentração, e alterar o crescimento do rosto.
Se seu nariz está frequentemente entupido, é muito importante que você procure o otorrinolaringologista para avaliar seu caso e realizar exames para fazer um correto diagnostico e iniciar o tratamento adequado. Não deixe para depois, cuidar da qualidade de vida é essencial para uma vida saudável.