Com a chegada do verão é muito comum aumentarem os casos de diarreia nas crianças. Na maioria das vezes a doença é benigna, mas o cuidado com a hidratação e a atenção aos sinais de alerta evitam que ela se torne um problema grave.
Diarreia é a mudança das fases da digestão, levando ao aumentando da quantidade de água nas fezes, deixando-a mais líquida.
Chamamos de diarreia aguda quando ela inicia subitamente e dura até 2 semanas.
Quando a causa da diarreia é infecciosa, chamamos de Doença Diarreica Aguda.
Se a criança apresentar os 3 dos itens abaixo, ela provavelmente tem Doença Diarreica Aguda (DDA):
O primeiro risco é de desidratação, seguido de desnutrição.
A maioria é benigna, curando espontaneamente em 7 a 10 dias.
O mais importante do tratamento é manter a criança hidratada. Outras medidas como dietas, sintomáticos e antibióticos podem ser adotadas de acordo com critério médico.
Veja algumas dicas gerais para ajudar nos casos de diarreia:
O soro oral é uma mistura balanceada de água e sais minerais. Pode ser caseiro ou industrializado. É possível encontrar soro oral pronto nas farmácias e postos de saúde.
Aprenda alguns sinais de que a criança pode estar desidratada:
A primeira coisa importante a lembrar é que a criança com diarreia deve comer para evitar o risco de desidratação e desnutrição.
Nunca suspenda o leite materno!
Fale com o médico imediatamente ou leve ao pronto atendimento caso a criança apresente alguns dos seguintes sinais:
Nossa equipe de pediatras está pronta para te dar recomendações sobre o tratamento, a alimentação, as medidas de higiene e o saneamento, além de explicar quais as possíveis complicações e como proceder quando a criança está com diarreia.
Ref: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/03/Guia-Pratico-Diarreia-Aguda.pdf ; Murahovschi, J. (1987). Pediatria: diagnóstico e tratamento. In Pediatria: Diagnóstico e Tratamento (pp. 924-924).
#diarreia #pediatra #criança #verão