A Word Health Organization define como recém-nascido pré-termo, ou prematuro aquele nascido com idade gestacional abaixo de 37 semanas e, como criança de baixo peso, toda aquela nascida viva com peso menor de 2.500 gramas no momento do nascimento.
Novembro é considerado o mês de conscientização sobre a prematuridade. Os bebês prematuros estão sob maior risco para déficit de desenvolvimento e condições de incapacidade que os bebês nascidos a termo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade é a primeira causa de mortalidade infantil em todo o mundo. Pesquisas revelam que no final da década de 90, no Brasil, cerca de 50% dos nascidos prematuros e de baixo peso sobreviviam, por causa dos cuidados da equipe.
A Fonoaudiologia atua nos aspectos relacionados à alimentação, ao contato mãe/bebê, ao desenvolvimento da linguagem e da audição. A intervenção fonoaudiológica promovem melhora na prontidão para alimentação oral e na eficiência da alimentação oral. Crianças prematuras são mais propensas a apresentarem defasagem no desempenho da linguagem, tanto no processamento da linguagem como no processamento da fala. É necessário compreender que essas crianças apresentam fatores de risco para desenvolver desordens de desenvolvimento globais e também na área da linguagem. Por isso é indispensável garantir o desenvolvimento saudável da linguagem propiciando condições de comunicação efetiva e inserção social da criança ao meio, dessa forma aumentar as chances de sucesso acadêmico e profissional futuro.
Aqui na CRC INSPIRA temos atendimento fonoaudiológico especializado para ajudar os bebês prematuros e suas famílias.
Referências: Rugolo LMSS. Crescimento e desenvolvimento a longo prazo do prematuro extreme. J Pediatr. 2005; 81(1):S101-10. Camelo JS, Martinez FE. Dilemas nutricionais no pré-termo extremo e repercussões na infância, adolescência e vida adulta. J Pediatr. 2005; 81(1supl):33-42. https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2019/novembro/novembro-roxo-ministerio-reune-especialistas-para-falar-sobre-prematuridade Perissinoto J, Isotani, SM. Desenvolvimento da linguagem: programa de acompanhamento de recém nascidos de risco. In: Hernandez AM. Conhecimentos essenciais para atender bem o neonato. São José dos Campos (SP): Pulso; 2003. p. 113-21.