Uma das dúvidas mais comuns dos pais no consultório é se seu filho tem alergia a leite. Isso acontece porque é muito comum as pessoas, e por vezes, alguns profissionais de saúde, atribuírem a causa de um chiado no peito que não melhora, coceiras na pele ou desarranjos intestinais ao leite de vaca.

Apesar de a dúvida ser muito comum, é importante dizer que cerca de 5% das crianças tem de fato alergia alimentar, ou seja, uma pequena minoria. Por isso, vamos entender um pouco o que é a alergia a Leite de Vaca, também chamada de APLV.

O que é a Alergia a Leite de Vaca (APLV)?

A Alergia a Leite de Vaca (APLV) é a alergia alimentar mais frequente das crianças. Ela acontece, quando nosso organismo percebe o leite de vaca como uma proteína estranha, sendo então incapaz de aceitá-la normalmente como os outros alimentos. Uma vez que o nosso organismo não reconhece o leite, ele irá produzir meios para combater esse “estranho” que está invadindo o corpo. As células do nosso corpo começam a responder através da produção de citocinas e anticorpos contra a proteína do leite de vaca, e estes serão responsáveis pelos sintomas da reação alérgica.

Quais os sinais que meu filho pode ter APLV?

A primeira coisa importante a saber é que os sintomas, geralmente, aparecem APÓS o contato com Leite de Vaca.

ATENÇÂO: tanto o leite na forma de Leite Integral ou em formas processadas, por exemplo, em um bolo que contenha leite, podem desencadear a alergia. Aqui é um diferenciador importante, pois muitas pessoas acham que tirar apenas o leite que se ingere em forma líquida é suficiente para evitar a alergia.

Os sintomas da APLV podem variar, mas os mais comuns são:

● lesões de pele, vermelhidão
● coceira na pele
● inchaço dos olhos e boca
● tosse
● dificuldade para respirar
● espirros
● coceira no nariz
● diarreias
● vômitos
● fezes com sangue.

É perigoso ter APLV?

Em alguns casos, a alergia pode causar sintomas mais graves como alterações na respiração e falta de ar. Uma pequena parte das crianças com APLV (10%) pode apresentar uma reação alérgica muito grave chamada anafilaxia. Ela pode ocorrer minutos ou até duas a quatro horas após a ingestão da proteína do leite de vaca.

Nesses casos é muito importante que você procure o serviço de emergência o mais rápido possível.

O que eu devo fazer se suspeito que meu filho tem APLV?

Se você suspeita que seu filho tenha alergia alimentar é importante que procure ajuda de um alergista pediátrico. Em consulta, ele poderá entender melhor a alimentação do seu filho, quais são e quando aparecem os sintomas. Além de avaliar quais fatores poderiam contribuir para a alergia. É muito importante que você conte ao médico se os sintomas têm ou não relação com algum tipo de comida em específico e quando se iniciaram. Além disso, o médico especialista pode pedir alguns exames como o teste cutâneo de alergia (prick test) para ajudar a chegar em um diagnóstico mais preciso.

O diagnóstico correto é extremamente importante para definir um plano de tratamento. E em alergia alimentar, um bom plano de tratamento pode melhorar e até salvar a vida do seu filho.

Se você tem dúvidas ou identificou que seu filho pode ter APLV, não deixe de procurar o alergista infantil. Aqui na clínica CRC INSPIRA estamos preparados para te ajudar. Temos o médico especialista e o exame de alergia no mesmo lugar para tratar de sua família de forma integral.

CRC Inspira
Dra. Lais Brum
Alergista e imunologista
(CRM-SP: 178.259)
Outras postagens
23 de maio de 2021 |
28 de março de 2021 |